A importância do uso de EPI nas empresas

várias EPIs amarelas dispostas em uma superfície

O Equipamento de Proteção Individual (EPI) está, atualmente, presente na vida de milhares de trabalhadores, em vários segmentos do mercado como indústrias, hospitais, supermercados e é claro, na limpeza industrial e empresarial. Nesse aspecto, o uso de EPI nesses ambientes é fundamental para garantir a saúde e segurança dos trabalhadores.

Isso porque todas as atividades físicas que apresentam qualquer tipo de risco físico para o trabalhador, por menor que seja, devem ser cumpridas com o auxílio desses equipamentos de proteção. Alguns dos principais são óculos, máscaras, protetores auriculares, luvas, botas e cintos de segurança.

Por isso, na hora de realizar a limpeza com varredeiras mecanizadas, todos os profissionais precisam recorrer às EPIs corretamente. Para mostrar que esse assunto deve ser prioridade na sua empresa, preparamos um conteúdo completo sobre a importância do uso de EPI. Leia e conheça mais do assunto!

O que é EPI?

Os EPIs são os equipamentos utilizados durante a jornada de trabalho, para proteger, individualmente, cada usuário, combatendo algum risco existente da saúde ou integridade física desse trabalhador. Primeiramente, é preciso entender que além de aspectos de segurança, o uso de EPI nas empresas é obrigatório por lei estabelecido pelo Ministério do Trabalho, e regulamento pela NR-6 — Equipamentos de Proteção Individual.

De acordo com essa norma, considera-se Equipamento de Proteção Individual “todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e saúde no trabalho”.

Os equipamentos usados podem variar de acordo com cada atividade exercida na empresa ou exposição ao risco de saúde do funcionário. De forma geral, são eles os protetores:

  • auditivos;
  • respiratórios;
  • visuais e faciais;
  • de cabeça;
  • de mãos e braços;
  • de pernas e pés;
  • contra quedas.

A empresa tem obrigação de fornecer o EPI correto para cada um de seus funcionários, atentando-se ao equipamento que apresentem o CA — Certificado de Aprovação — o qual pode ser verificado no site do próprio Ministério do Trabalho, averiguando as condições de cada produto.

O uso de EPI garante saúde e proteção do colaborador

O uso de EPI é algo que ultrapassa apenas a legislação, mas garante saúde e proteção ao trabalhador em diferentes situações, evitando consequências negativas em casos de acidente de trabalho. Além disso, esses objetos também são usados como garantia de que o profissional não esteja exposto a doenças ocupacionais, que podem até mesmo comprometer a capacidade de trabalho dos mesmos.

Dessa forma, o EPI é essencial para proteger a equipe, reduzindo possíveis ameaças ou riscos ao trabalhador. Da mesma forma que a empresa é obrigada a fornecer gratuitamente esses equipamentos, ela também precisa garantir que os profissionais façam uso de EPI adequadamente durante toda a jornada de trabalho. Eles precisam ser utilizados seguindo todas as determinações da organização.

No caso de EPIs perdidas ou danificadas, o empregado deve comunicar o empregador para que substitua o equipamento imediatamente. Garantindo assim que todos estejam seguros e evitando transtornos para o trabalhador e, também para a empresa, além é claro, de assegurar que as atividades sejam desempenhadas com eficiência e segurança.

Aqui na Tecnopav Ambiental investimos em soluções de limpeza com foco nas estratégias de sucesso que sua empresa merece, e todos nossos profissionais usam EPI durante o processo. Entre em contato conosco e converse com um especialista para saber mais sobre nossos equipamentos e ações!

Deixe um comentário

contato

Entre em contato

Endereço
Rua Ambrogio Bisogni, 798
Sta. Cândida – Campinas/SP
CEP 13087-547

Para mais informações, orçamentos e dúvidas técnicas
Preencha o formulário abaixo. Será um prazer atendê-lo.